A tipografia utilizada nos logótipos da Web 2.0

logos-tipo-small

O logótipo pretende representar graficamente uma determinada marca e para isso faz uso de um desenho, de uma tipografia específica ou de uma fusão de ambos. Neste artigo são listadas as fontes utilizadas nos logótipos de algumas das empresas mais influentes na era da Web 2.0 e são também recomendadas mais 10 fontes, gratuitas, que penso serem adequadas à criação de logótipos semelhantes aos dessas empresas.

É possível visualizar aqui um conjunto com cerca de 400 destes logótipos de empresas da Web 2.0. Os logótipos destas empresas caracterizam-se por usar cores fortes e alegres como o azul, laranja ou verde. Relativamente às fontes existe uma grande diversidade, desde fontes futuristas a outras mais tradicionais, um ponto em comum é a maior utilização de fontes suaves e sem serifas. A lista encontra-se de seguida, com o link para cada uma das fontes utilizada.

É possível obter mais algumas informações sobre este assunto num artigo do site da FontFeed que foi publicado no ano de 2006, mas que ainda consegue permanecer bastante actual.

As fontes, gratuitas, que considero bastante interessantes para projectos com a “vertente” Web 2.0 encontram-se mencionadas de seguida. Algumas destas fontes são gratuitas apenas para uso pessoal, por isso é sempre importante consultar as suas licenças antes de serem utilizadas em projectos comerciais.

Se conhecerem outras fontes que se enquadrem com as que foram aqui referidas comentem este artigo e partilhem comigo.


Fonte: Fonts Used In Logos of Popular Websites