Breve opinião sobre o iTunes 10

O iTunes é dos programas que mais utilizo e infelizmente não gostei de algumas das mudanças que ocorreram na nova versão 10.

O facto dos botões de fechar, minimizar e maximizar terem uma nova disposição do lado superior esquerdo parece-me completamente despropositado. Compreendo que foi uma forma de se ganhar algum espaço vertical na aplicação, mas esse espaço, que era ocupado por esses botões, até ajudava a “agarrar” com o rato mais facilmente na janela do iTunes para a deslocar no ambiente de trabalho. Além disso, parece-me forçar um novo “mecanismo” com que os utilizadores não estão familiarizados.

A impossibilidade de ter as capas dos álbuns no modo de lista (primeiro modo de visualização) e o facto de não ser possível redimensionar o tamanho das capas (no segundo modo de visualização) são outras modificações que não compreendo.

Os pequenos ícones laterais desprovidos de cor tornam menos intuitiva a utilização da barra lateral. O utilizador perde mais tempo para focar na opção que pretende, com as cores tornava-se muito mais fácil porque instintivamente o utilizador associava a cor do ícone à respectiva opção.

O novo ícone da aplicação também não é particularmente bem conseguido, apesar de não o achar completamente horrível como alguns comentários que li, penso que poderia ser bem melhor.

O iTunes Ping aparenta ser, pelo menos agora, muito limitativo e penso que a Apple devia ter trabalhado melhor a ideia antes de se lançar no Universo das redes sociais.

Nem tudo é mau. A sincronização com dispositivos parece ser mais rápida e também notei que a aplicação responde melhor. Contudo, e em geral, fiquei um pouco desiludido com esta versão do iTunes…

Nota: Para os mais inconformados fiquem sabendo que é possível retomar (em parte) o aspecto anterior do iTunes e mantendo a nova versão 10. Este processo é feito através de um simples instalador que podem encontrar no seguinte endereço: http://www.macstories.net/mac/want-itunes-9-look-back-theres-a-mod-for-that/

  1. ._jorge 4 September 2010 19:29:24

    Eu gosto mais do ícone novo do que do anterior. O outro tinha uns tons de azul muito parecidos com os do safari e como os tenho perto um do outro na dock às vezes enganava-me a clicar… :p
    Também gosto mais das checkboxes que estão antes do nome das músicas nesta versão.
    O resto das coisas não me afecta muito porque não as uso…