Os álbuns de música preferidos de 2009

Durante este ano de 2009 consegui ouvir bastante música, segundo o Last.fm foi uma média de 55 músicas por dia o que se significa ter escutado aproximadamente 20000 músicas. Aqui estão apenas contabilizadas as músicas que ouvi a partir do meu computador e do meu iPhone, ouvi ainda mais música em outras situações como na minha aparelhagem, em casa de amigos ou no carro. Ainda assim esta é uma boa amostra para análise do que foi o ano de 2009 para mim enquanto consumidor de música. Em 2010 gostaria de ter um papel mais activo com a música e não ser somente um ouvinte, espero agarrar mais vezes na viola e conseguir evoluir um pouco mais os meus conhecimentos e experiência a esse nível.

Este ano escutei principalmente música indie com uma forte componente acústica. Bonitas vozes femininas também foram uma companhia frequente aquecendo-me o coração em dias mais frios e noites mais solitárias, marcando igualmente este ano. O nu-jazz também foi habitual, assim como o post-rock e a música electrónica.

De seguida encontra-se a lista, ordenada alfabeticamente, com os meus 10 álbuns preferidos que foram lançados neste ano de 2009.

  • Air – Love 2
  • Bill Callahan – Sometimes I Wish We Were an Eagle
  • Camera Obscura – My Maudlin Career
  • Kings of Convenience – Declaration Of Dependence
  • Nouvelle Vague – 3
  • Parov Stelar – That Swing
  • Placebo – Battle for the Sun
  • Röyksopp – Junior
  • The Prodigy – Invaders Must Die
  • The Whitest Boy Alive – Rules
  1. Filipe Varela 31 December 2009 18:43:17

    O meu album de eleição do ano 2009 é sem dúvida o ‘Manual for Successful Rioting’ dos Birdy Nam Nam.

    Parov Stelar é muuuuito bom. 🙂

    Experimenta ouvir DJ Mitsu the Beats, o album ‘A Word to the Wise’ — entre o jazz e o hiphop, eclético mas muito interessante.

  2. Sérgio Santos 31 December 2009 18:50:17

    Eu adiciono mais 3 da minha preferência:

    Arctic Monkeys – Humbug
    Japandroids – Post-Nothing
    Sean Riley & The Slowriders – Only Time Will Tell

  3. Gonçalo Rodrigues 31 December 2009 19:38:17

    @Filipe Varela: Birdy Nam Nam nunca tinha ouvido falar mas pelo que vi agora parece ser interessante, vou ver se arranjo esse álbum.
    DJ Mitsu the Beats já tinha escutado algumas faixas em álbuns de compilações de vários artistas que tenho aqui e gosto bastante.

    @Sérgio Santos: Dos Artic Monkeys tenho apenas o álbum Favourite Worst Nightmare, ainda não ouvi esse novo álbum.
    Tenho o Post-Nothing dos Japandroids, ainda não me entrou bem no ouvido, mas secalhar ainda não lhe dei a devida atenção.
    Sean Riley & The Slowriders é uma banda Portuguesa, de Coimbra, que é um excelente exemplo que em Portugal também se faz boa música.

    Obrigado pelos vossos comentários.

  4. Jose Gaspar 13 January 2010 14:20:30

    Album preferido para mim foi The XX – XX (Bonus Track Version). Ainda vou ouvir alguns dos que referiste e que ainda não conheço. Fui ao concerto dos KOC em Braga e gostei muito também.